Cariuma
Pesquisa e Análise de Benchmark | Identidade Visual | Design Gráfico | E-commerce
From Rio, to the Word.
Um ano de projeto, pesquisa intensa e troca constante: Cariuma foi um processo de cocriação completo para desenvolvimento de identidade visual, que abraçou do logotipo ao ecommerce, passando por aplicações em produtos e produção de materiais diversos.
Nascida no Rio de Janeiro, a Cariuma é uma marca de tênis que levou o estilo carioca para o mundo. Hoje com uma equipe espalhada por quatro países — e clientes em dezenas de outros deles —, ela se destaca por sua ética ambiental e abordagem sustentável.
Um ano de projeto, pesquisa intensa e troca constante: Cariuma foi um processo de cocriação completo para desenvolvimento de identidade visual, que abraçou do logotipo ao ecommerce, passando por aplicações em produtos e produção de materiais diversos.
Nascida no Rio de Janeiro, a Cariuma é uma marca de tênis que levou o estilo carioca para o mundo. Hoje com uma equipe espalhada por quatro países — e clientes em dezenas de outros deles —, ela se destaca por sua ética ambiental e abordagem sustentável.

A Marca.
A criação da identidade visual partiu de briefings elaborados, diversos estudos de simbologia e tipografia. Foram muitos desenhos até chegarmos na solução ideal — uma que representasse a essência carioca e ecológica da Cariuma.
Inspirada por tatuagens indígenas e pela união entre metrópole e natureza exuberante, característica do Rio de Janeiro, a marca é composta por um desenho único que conecta as plantas, o verde e a representação gráfica da letra C.
Prezamos pela sua simplicidade, versatilidade e pelo impacto visual que teria nos tênis. O resultado também permitiu flexibilidade, ou seja, o símbolos poderiam ser aplicados em diversos modelos e superfícies, sem que perdesse suas características.
Quanto ao produto, o Reino realizou ainda o design de tags, linguetas, patches, etiquetas, cadarços, palmilha e sola. Materiais gráficos incluíram bolsa de embalagem, caixa de remessa, adesivos, cartões, cartas e outros — sempre tendo a responsabilidade ambiental como pilar durante a elaboração.
A Marca.
A criação da identidade visual partiu de briefings elaborados, diversos estudos de simbologia e tipografia. Foram muitos desenhos até chegarmos na solução ideal — uma que representasse a essência carioca e ecológica da Cariuma.
Inspirada por tatuagens indígenas e pela união entre metrópole e natureza exuberante, característica do Rio de Janeiro, a marca é composta por um desenho único que conecta as plantas, o verde e a representação gráfica da letra C.
Prezamos pela sua simplicidade, versatilidade e pelo impacto visual que teria nos tênis. O resultado também permitiu flexibilidade, ou seja, o símbolos poderiam ser aplicados em diversos modelos e superfícies, sem que perdesse suas características.
Quanto ao produto, o Reino realizou ainda o design de tags, linguetas, patches, etiquetas, cadarços, palmilha e sola. Materiais gráficos incluíram bolsa de embalagem, caixa de remessa, adesivos, cartões, cartas e outros — sempre tendo a responsabilidade ambiental como pilar durante a elaboração.
E-commerce
O ecommerce da Cariuma tinha um objetivo inicial: encantar e despertar interesse imediatamente, de maneira visual — de acordo com estudo realizado pelo cliente, estava claro que o primeiro apelo deveria ser emocional e que a racionalização da decisão de compra viria mais adiante.
Traduzindo essa premissa para o design do site e a hierarquia das informações, investimos em imagens e vídeos impactantes no topo da página que, com o recurso de rolagem (scroll), caminhavam para conteúdo mais argumentativo quanto a benefícios e detalhes técnicos. Ao final de cada página de produto, ressaltamos o aspecto global da marca e as provas sociais, incluindo consumidores pelo mundo e suas avaliações.
O Reino foi responsável pela estruturação e design das telas o do ecommerce. Tudo com atenção aos mínimos detalhes, como também faz a Cariuma, e como deve ser.
E-commerce
O e-commerce da Cariuma tinha um objetivo inicial: encantar e despertar interesse imediatamente, de maneira visual — de acordo com estudo realizado pelo cliente, estava claro que o primeiro apelo deveria ser emocional e que a racionalização da decisão de compra viria mais adiante.
Traduzindo essa premissa para o design do site e a hierarquia das informações, investimos em imagens e vídeos impactantes no topo da página que, com o recurso de rolagem (scroll), caminhavam para conteúdo mais argumentativo quanto a benefícios e detalhes técnicos. Ao final de cada página de produto, ressaltamos o aspecto global da marca e as provas sociais, incluindo consumidores pelo mundo e suas avaliações.
O Reino foi responsável pela estruturação e design das telas o do e-commerce. Tudo com atenção aos mínimos detalhes, como também faz a Cariuma, e como deve ser.