Museu do Amanhã

Instalações, Quiosques e Experiências | Animação 2D e 3D

Pratodomundo – Comida para 10 bilhões

Cuidar da experiência de um usuário significa colocar-se no lugar dele, prever seus pensamentos e ações. Isso independe da mídia, do tipo de conteúdo, se o espaço é digital ou físico.

Quando o Reino foi convidado para participar da exposição “Pratodomundo — Comida para 10 bilhões”, sabíamos que teríamos que levar a visão de UX (user experience) para o ambiente do Museu do Amanhã.

A exibição temporária levantou um questionamento essencial para as próximas décadas: como alimentar, na década de 2050, uma população mundial de 10 bilhões de pessoas com qualidade nutricional, diversidade de produção e sustentabilidade?

1
2
3
4
5
6
7
8
9

Instalações Interativas

“Pratodomundo” contou com um espaço de 600 m², onde estiveram telas interativas, mapeamento de vídeo, totens, telas de LED, luz de fundo e cenografia. O Reino Studio desenvolveu o conteúdo audiovisual de três instalações.

Cada uma tinha, como ponto de partida, um briefing dos idealizadores e uma proposta de roteiro. Cabia ao Reino, então, se aprofundar na jornada e experiência dos visitantes, desenvolver os conceitos criativamente em storyboard, conferir detalhamento técnico para desafios relacionados a proporções, arquitetura e tecnologia, realizar estudos e testes de viabilidade, e produzir animações e trilhas sonoras.

Painel de Entrada da Exposição

A primeira impressão dos visitantes seria nossa responsabilidade. Desenvolvemos uma animação com efeitos sonoros que apresentavam o conceito da exposição de forma divertida: um contador alcança o número de 10 bilhões até que bocas famintas emitem sons parecidos com os de beatbox, para compor o sound design. O desafio foi fazer uma animação em baixa resolução que fosse fluida e que tivesse uma boa impressão ao ser projetada no painel de led.

Instalação Novas Fronteiras Agrícolas

Com o objetivo de mostrar ao espectador novos locais e técnicas para uma produção de alimentos crescente, o levamos a uma viagem imersiva pelo mundo. Criamos a animação com uma perspectiva de cima — a mesma que teria o visitante dentro do museu, olhando para baixo. A projeção foi mapeada do alto sobre uma estrutura circular, que simulava o formato de um prato e que estava à altura dos joelhos das pessoas.

Por conta disso, era preciso também pensar na posição do público no espaço durante a construção do vídeo e em como aquele conteúdo seria consumido. Segmentamos a animação, portanto, em três partes, e replicamos os textos de apoio em cada fatia. Assim, garantimos que quem estivesse em pontos diferentes do círculo não teria dificuldades de ler.

Instalação Saúde e Sociedade

Nessa mesa de jantar, o menu é servido por insetos. A projeção foi mapeada em estrutura circular e em cinco pratos físicos. A animação, lúdica e cômica, cria uma ilusão que incentiva a interação e engaja o visitante. O objetivo da instalação foi mostrar de maneira divertida que existe um mundo de possibilidades para cultivar e consumir alimentos de maneira sustentável. 

“Pratodomundo — Comida para 10 bilhões” foi um projeto intenso e prazeroso, tanto por seu propósito quanto pelas oportunidades criativas. O sucesso da exposição levou o Museu do Amanhã a prorrogá-la além do tempo programado e rendeu uma medalha de bronze do Grands Prix (antigo International Design & Communication Awards – IDCA) na categoria Design de Exposições Temporárias.

Nova exposição do Museu do Amanhã discute alimentação do futuro.

ONU

Como será o cardápio da população mundial dentro de 30 anos?